A alimentação na prevenção do Alzheimer

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A alimentação na prevenção do Alzheimer

Alzheimer

Salada de grão de bico é uma boa alternativa para se evitar a doença | Foto: Divulgação

» O mal de Alzheimer é uma doença que atinge milhões de pessoas em todo o mundo e ainda é um enigma quando o assunto é prevenção. Porém, o que se sabe é que a dieta pode ajudar a evitar o desenvolvimento do problema.

Estudos recentes acompanharam mais de mil pessoas com idades variadas e a sua alimentação. Aqueles que aderiram a mudanças de hábitos selecionando os alimentos da dieta reduziram de 35% a 53% os riscos de desenvolver o Alzheimer comparados os demais padrões alimentares.

A conduta alimentar atua de maneira preventiva e consegue ser mais fácil que parece. Para isso é preciso incluir alimentos prebióticos e probióticos na dieta, consumir diariamente 3 a 4 porções de frutas e legumes além de:

– Peixes

– Vegetais de folhas verdes

– Nozes

– Grãos

– Azeite

– Feijão

– Cereais integrais

– Carne branca (aves e peixes)

– Sementes oleaginosas

 

Por outro lado, é preciso evitar:

– Carnes vermelhas

– Manteiga

– Margarina

– Bolos

– Doces

– Queijos

– Frituras

– Industrializados e enlatados

 

De acordo a Organização Mundial da Saúde, é que, aos 95 anos, para cada mil idosos, 175 terão a doença e entre 5% e 8% das pessoas com 60 anos já podem ser portadoras Alzheimer.

Como é uma doença que não tem cura o melhor remédio é a prevenção. Procure manter sempre uma alimentação de qualidade, atividade física regular e exercícios para o cérebro!

A alimentação na prevenção do Alzheimer
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Selma Lopes
Selma Lopes
Nutricionista especialista em Nutrição Clínica e Esportiva, escreve quinzenalmente às sextas | E-mail: selmalopes@aperitivado.com.br

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